Vejamos três exemplos de segmentação comportamental no marketing digital hoje para ver como essa estratégia pode funcionar para você.
1. Redirecionamento
Em sua forma mais simples, o retargeting expõe o usuário a anúncios que apresentam produtos ou serviços que já exploraram antes. Você pode combinar essa estratégia com a segmentação contextual para criar uma experiência de anúncio personalizada para os usuários.
Por exemplo, um visitante de um campo de golfe pode ver um anúncio para o conjunto exato de tacos que pesquisou online. Um clique os leva diretamente para a página do produto, facilitando a compra. O insight que você obtém dos cookies também permite que você faça vendas cruzadas (venda um produto ou serviço diferente para um cliente) quando o cliente em potencial voltar ao seu site.
Os usuários passam uma quantidade significativa de tempo conectado à Internet. Como resultado, sua empresa tem mais oportunidades do que nunca para atingir seu público-alvo com a mensagem certa no momento apropriado. A exposição contínua cria uma familiaridade com sua marca que fomenta a confiança e gera conversões.
O remarketing também é eficaz por meio de muitos canais. Você pode usá-lo em publicidade gráfica, mensagens de texto , marketing por e-mail e mídia social . A tecnologia atual facilita a execução dessa abordagem multicanal para obter melhores resultados para sua empresa de tradução de textos financeiros ou de outro ramo.
2. Segmentação com base na localização
Um método emergente de alcançar clientes por meio do marketing comportamental é a segmentação baseada em localização. Esse processo oferece anúncios personalizados e relevantes com base na área geográfica e padrões específicos de um usuário para incentivar a interação. Por exemplo, um visitante semanal do banco pode receber uma mensagem de texto sobre uma oferta interessante de cartão de crédito na próxima vez que entrar na agência.
O ambiente dentro da área geográfica também pode desempenhar um papel valioso na segmentação baseada em localização. Um hotel pode enviar e-mails dinâmicos aos seus hóspedes com as condições climáticas atuais. Talvez esteja ensolarado lá fora, então eles lembram os hóspedes de pegar um pouco de protetor solar na loja do hotel.
Fornecer opções de transporte ou direções são outras formas de atender a uma experiência de usuário personalizada com segmentação comportamental geográfica. Considere um hóspede de hotel que navegou no site de uma atração próxima, mas não comprou ingressos. Eles podem ficar empolgados ao ver um anúncio que inclui um passe de metrô com seus bilhetes ou instruções de texto para o telefone após a compra.
3. Recomendações de produtos complementares ou similares
Sem dúvida, você está familiarizado com o conceito de recomendações de produtos semelhantes se assiste à Netflix ou faz compras na Amazon. Ambas as empresas oferecem sugestões sobre o que assistir ou comprar em seguida, então alguns se referem a essa técnica como venda sugerida. Essa estratégia se baseia em recomendar um produto ou serviço de acompanhamento ou similar com sua compra.
Por exemplo, se você adicionar lençóis de berço ao seu carrinho da Amazon, poderá ver a caixa “comprados com frequência” exibindo um item relacionado, como toalhas de banho com capuz. Da mesma forma, a Netflix faz recomendações personalizadas de programas que um espectador pode gostar com base em suas escolhas anteriores.