As tendências no comércio eletrônico giram em torno da Web3, onde as empresas de Laudos Elétricos e outros ramos de atividade usam as tendências DeFi para elevar seus perfis a novos patamares. “DeFi” significa finanças descentralizadas e refere-se a blockchain, criptomoeda e tokens não fungíveis (NFTs) – todo o novo mundo de negócios conduzido sobre o blockchain com novas oportunidades de marketing.
Existem tecnologias como o ledger P2P compartilhado, que torna os negócios mais rápidos, baratos, seguros e transparentes. Blockchain oferece contratos inteligentes que verificam, garantem e impõem transações. Claro, também há criptomoedas, ou moedas digitais, que substituem o dinheiro físico para atrair um tipo diferente de consumidor.
Algumas empresas listaram recentemente seus três condomínios de varejo para Bitcoin. Ao mesmo tempo, a tecnologia blockchain oferece aos agentes oportunidades reais de interagir e compartilhar seus conhecimentos, ganhando recompensa financeira no processo.
As marcas também estão usando NFTs, ativos digitais criados exclusivamente, como uma tendência de próxima geração para comercializar seus produtos.
É importante levar em conta a experiência do usuário
Os clientes modernos esperam uma experiência online envolvente, fácil de usar e suave, seja em uma loja de comércio eletrônico ou lendo um site. Em 2022, esperamos ver um impulso maior em direção a um UX contínuo e altamente envolvente, com ênfase em experiências interativas, experienciais, convenientes e personalizadas .
“Sabemos que os usuários adoram conteúdo envolvente que fala diretamente com eles”, dizem os especialistas. “Criar uma estratégia de marketing que atraia os usuários com base na experiência da página é algo em que estamos trabalhando. No entanto, criar um ótimo conteúdo que atraia os usuários não é o UX definitivo; trata-se de velocidade, estabilidade visual, compatibilidade com dispositivos móveis e navegação segura. A implementação dessas táticas nas estratégias de marketing de conteúdo aumentará a visibilidade e o engajamento.”
O metaverso
O metaverso é a mistura futurista de hoje de realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e inteligência artificial (AI), culminando em uma nova experiência imersiva em 3D onde os usuários misturam o físico com o digital.
Exemplos incluem anúncios interativos como os da NASCAR na plataforma de jogos interativos Roblox. Os usuários podem criar seus próprios avatares que lhes permitem “sentir” experiências sem realmente comprá-las. Isso levou ao mais novo termo da indústria de marketing, “gamevertising”, em que profissionais de marketing e marcas usam jogos para anunciar seus produtos. De acordo com agências de tecnologia, essa tendência de game advertising domina as indústrias cinematográfica e musical.
Na fronteira do varejo, as marcas também usam tecnologias como realidade aumentada para criar experiências de compras mistas onde os compradores, por meio de seus avatares, podem “experimentar” roupas, “sentar” em cadeiras, “morar” em determinadas áreas geográficas e assim por diante.
Dica importante: Principais conclusões: o metaverso é uma das tendências de marketing mais colossais de 2022, e estamos apenas no início de sua jornada. Ele elimina os limites entre o físico e o virtual, gerando novos modelos de negócios direto para avatar (D2A).