Espera-se que essas tendências influenciem o marketing em 2022 e além, mas isso não significa que você precise abandonar imediatamente o que está fazendo e passar a usar tecnologias diferentes e mais avançadas para comercializar seus negócios com eficiência.
“Os princípios básicos de como você comercializa e constrói uma marca não mudaram – apesar do que todos dizem – nos últimos 10 ou 15 anos”, dizem especialistas na área. “O que a tecnologia fez no geral é ampliar o que sempre foi verdade.”
Especialistas explicam que, embora novas ferramentas de marketing sofisticadas sejam reveladas a cada ano, o marketing boca a boca ainda é importante . Décadas atrás, os consumidores podem ter perguntado a seus amigos onde comprar o melhor hambúrguer da cidade. Agora as pessoas “perguntam a todos os seus amigos” fazendo uma rápida pesquisa na internet e lendo resenhas de lanchonetes na área.
As mudanças na tecnologia não alteraram os conceitos centrais do marketing, mas a nova tecnologia amplia cada triunfo e fracasso. Antes, servir um hambúrguer ruim para um cliente poderia levar o cliente insatisfeito a dizer ao amigo para não comer lá. Agora, uma avaliação irritada do Yelp pode deter centenas de clientes em potencial.
Compreender as novas ferramentas tecnológicas pode beneficiar muito o seu negócio, mas se você não entender como a tecnologia pode ajudá-lo, não adianta adicionar novas ferramentas ao mix. Especialistas que assessoram empresas de Psicólogo online e outros ramos de atividade, dizem que muitas empresas ficam muito envolvidas com as melhores e mais recentes ferramentas de marketing.
“É como ver uma criança de 8 anos jogando futebol: é só uma bola e ninguém está na defesa”, dizem os especialistas. “Todo mundo está perseguindo o novo objeto brilhante. Não importa qual tecnologia você compre, se você não souber como usá-la muito bem, isso não lhe dará uma vantagem competitiva no mercado.”
Talvez você não precise agir em algumas das tendências discutidas neste artigo. Por outro lado, adicionar um chatbot ou usar conteúdo mais autêntico em seu mix de estratégia de marketing atual pode levar sua empresa a um novo nível de engajamento do cliente e sucesso financeiro.
Como decidir qual nova tecnologia de marketing implementar
A decisão de qual tecnologia implementar em sua operação depende das necessidades de sua empresa e dos desejos de seus clientes. Talvez seja melhor não adotar uma nova tendência de marketing, especialmente se você não entender e não puder usar a tecnologia adequadamente, mas estiver fazendo isso apenas porque outras empresas a estão usando. “Enquanto estamos nos movendo cada vez mais rápido em direção a um mundo dominante em tecnologia, as pequenas e médias empresas precisam priorizar as tendências tecnológicas que podem alavancar para um maior crescimento dos negócios”, dizem os especialistas.