Embora muitos princípios de marketing permaneçam os mesmos a cada ano, as ferramentas que as empresas usam para alcançar o sucesso de marketing variam muito ao longo do tempo. A publicidade em jornais já foi comum. Agora, a publicidade digital e a inteligência artificial desempenham papéis críticos nas táticas de marketing das empresas.
A cada ano, surgem mais tendências tecnológicas para os empreendedores ficarem de olho. Os empresários que ficam à frente da curva podem até encontrar novos patamares de sucesso de marketing.
1. Análise de dados
A maioria das marcas faz da análise de dados uma prioridade, mas os profissionais de marketing ainda têm um longo caminho a percorrer, dizem os especialistas em marketing digital.
“Os profissionais de marketing devem aprender a usar melhor os dados que coletam”, dizem especialistas. “Os clientes estão constantemente fornecendo informações pessoais às empresas com as quais se relacionam – desde comportamentos de compra até produtos favoritos e as melhores maneiras de alcançá-los por meio de esforços de publicidade e marketing. Com esse compartilhamento de dados, os clientes buscam algum tipo de retorno, seja na forma de anúncios mais personalizados ou cupons/ofertas direcionados.”
A observação acima é importante: os profissionais de marketing precisam fazer mais do que coletar dados. Os dados precisam ser significativos e as empresas de Motoboy em São Paulo e outros ramos de atividade precisam usar esses dados para melhorar as campanhas de marketing.
As tendências em 2022 giram em torno de dados preditivos; conjuntos de dados mais inteligentes, escaláveis e flexíveis; computação de borda para análise mais rápida; e computação híbrida que combina soluções de nuvem locais e externas. Você também verá o uso crescente de soluções orientadas por aprendizado de máquina que incluem análise aumentada; análise de decisão projetada; e visualização de dados para melhor tomada de decisão, gerenciamento de negócios e insights e automação.
Você sabia? A análise de dados pode fornecer informações valiosas sobre o comportamento do consumidor, incluindo suas intenções. Você deve usar as informações coletadas em seu site e aproveitá-las em sua estratégia de marketing .
2. Marketing de mídia social
As mídias sociais continuarão sendo vitais para os esforços de marketing digital das empresas de sucesso. Em 2022, espere ver vídeo, Instagram, transmissão ao vivo e podcasts dominando a lista. O Facebook não vai a lugar nenhum – ele tem poder de permanência. O LinkedIn também será cada vez mais influente, principalmente porque os influenciadores o usam para ampliar suas vozes.
Falando em influenciadores, 2022 será o ano dos especialistas que têm menos seguidores, porém mais dedicados. O nicho é o que importa, e aqueles que dominam o oceano vazio de pouca ou nenhuma competição lideraram o caminho. Principais conclusões: os clientes valorizam a capacidade de se comunicar com as marcas nas mídias sociais . Os mesmos princípios se aplicam – narrativa de marca eficaz , criatividade, interesse genuíno e conexão com seus seguidores e desenvolvimento consistente de sua experiência e habilidades no setor.