Os desafios únicos do teste de usuário para acessibilidade na Web

Os desafios únicos do teste de usuário para acessibilidade na Web

Agora que você conhece o básico sobre como o teste de usuário funciona, você terá uma melhor avaliação do conjunto único de barreiras que as pessoas com deficiências físicas enfrentam quando navegam na Web: um conjunto de dificuldades que a maioria de nós provavelmente não pensou muito cerca de.

Exemplos de deficiências que podem afetar a acessibilidade de um site

Abaixo estão algumas deficiências que podem impedir uma pessoa de experimentar a Web da mesma forma que a maioria das pessoas.

  • Deficiências motoras: como o que um amputado pode experimentar quando não pode usar um mouse, teclado ou tela sensível ao toque tradicional para interagir com uma página da web.
  • Deficiências visuais: Isso inclui graus variados e início da deficiência visual, como daltonismo, baixa visão e cegueira completa da visão.
  • Deficiências cognitivas: Por exemplo, lesão cerebral traumática, doença cerebral e assim por diante.
  • Deficiências auditivas: Isso inclui graus variados e início da deficiência, como surdez completa desde o nascimento ou capacidades auditivas mais baixas desenvolvidas à medida que envelhecemos.

Exemplo de uma tecnologia assistiva

Para crianças e adultos com autismo, uma ferramenta familiar é TalkingTILES. É um aplicativo baseado em toque, o que é chamado de aplicativo “Comunicação Aumentativa e Alternativa” (AAC), que é executado em qualquer plataforma principal e em qualquer computador.

A ideia é capacitar pessoas com distúrbios de fala ou linguagem a se comunicarem com o mundo ao seu redor e com computadores, usando símbolos e palavras visuais.

Sugestões básicas para acessibilidade mínima do site

Quando se trata de testes de usuários, existem algumas etapas simples que podemos seguir para garantir que nosso site seja, no mínimo, capaz de se conectar a tecnologias assistivas.

Isso, por sua vez, remove problemas comuns de nossos sites e nos permite focar nossos testes em coisas que normalmente teríamos dificuldade em descobrir sem o teste do usuário.

Use elementos de rótulo descritivo para elementos de entrada em formulários da web

Se um visitante estiver usando uma tecnologia assistiva de leitura de tela que interpreta o que está sendo exibido na tela do computador (projetado para pessoas com deficiência visual), seus formulários da web serão difíceis, se não impossíveis, para a pessoa interagir. Abaixo está um exemplo de um <input>elemento com um bom, descritivo <label>:

<label for=”username” >Nome:</label> <input id=”username” type=”text” name=”textfield” />

Observe que o foratributo é importante porque “vincula” o <label>elemento ao elemento apropriado <input>.

Navegação do site de teste para cenários somente de teclado

Cada componente do seu site sem importar seu nicho, seja de venda de produtos ou blog de frases de amor, não importa, deve ser navegável usando apenas o teclado. Alguns visitantes do site não terão acesso a um mouse ou touchpad, portanto, seu site deve ser acessível por meio de navegação somente pelo teclado, se necessário.

Um teste rudimentar: use a tecla Tab para ver se você consegue acessar todos os hiperlinks e elementos interativos, como links em menus suspensos, <input>elementos, botões e assim por diante. Além disso, verifique se o elemento interativo atualmente ativo está destacado e visível. Abaixo está a página de pesquisa do Google mostrando como funciona a navegação por tecla Tab.

O elemento ativo/focado é estilizado usando CSS para que seja apresentado com uma borda azul. Quando você pressiona a tecla Tab, ela vai para o próximo elemento HTML. A borda azul é removida do elemento ativo anteriormente e é transferida no elemento HTML atualmente ativo. O estilo e o comportamento esperado são consistentes.

Atributos alternativos úteis para imagens

As imagens em seu site de chácara à venda no interior de SP que são essenciais para a compreensão do conteúdo apresentado devem ter um altvalor de atributo útil para ajudar as pessoas que não conseguem ver as imagens. Claro, sempre há mais coisas que você pode fazer como proprietário de um site e as dicas acima são apenas algumas etapas básicas que você pode seguir para tornar seu site mais acessível para as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *