Por que a pesquisa no site é tão importante?

Por que a pesquisa no site é tão importante?

Em agosto passado, a Smashing Magazine publicou sua pesquisa sobre o estado atual da pesquisa em sites de comércio eletrônico e os resultados foram bastante chocantes. Aqui está apenas uma amostra do que eles encontraram depois de analisar os 50 principais sites de comércio eletrônico nos EUA:

  • 16% dos sites não oferecem suporte à pesquisa por nome de produto ou número do modelo
  • 70% exigiam que os usuários pesquisassem pelo tipo ou nome exato do produto que o site usava (ex.
    “secador de cabelo” não retornaria resultados para secadores de cabelo)
  • Apenas 40% dos sites tinham pesquisa facetada (o que permite aos visitantes filtrar ainda mais os resultados por critérios como tamanho, cor, etc.)

Não investir em funcionalidades básicas de pesquisa de sites como essa pode afastar os clientes . Os visitantes que pesquisam pelo número do modelo, por exemplo, estão procurando um produto específico, e provavelmente estão prontos para comprá-lo. Se você não mostrar resultados para isso, eles vão assumir que você não tem estoque.

O mesmo se aplica para aqueles que pesquisam por “secadores de cabelo”, eles provavelmente não vão adivinhar que você prefere o termo “secadores de cabelo”.

Se alguém pesquisar “preços”, você poderá exibir sua página de plano de preços como primeiro resultado. Se a consulta for específica para o seu setor e todas as páginas do seu site pertencerem a ela, os pesquisadores poderão filtrar os resultados ou reestruturar facilmente a consulta para serem mais específicos. Vejamos algumas maneiras de fornecer uma melhor experiência de pesquisa para seus visitantes.

Coloque-o na frente e no centro

Se você optar por ter uma funcionalidade de pesquisa no site, certifique-se de que seus visitantes possam encontrá-la. Idealmente, isso significa colocá-lo no cabeçalho, acima ou ao lado de sua navegação, ou como um elemento separado (grande) logo abaixo. Vou escolher um pouco a Gap : quanto tempo você leva para encontrar a caixa de pesquisa na página inicial atual?

A pesquisa no site desempenha um papel crucial na experiência do usuário, simplificando a navegação e facilitando a localização de informações específicas. Uma funcionalidade de pesquisa eficiente economiza tempo e proporciona uma experiência mais satisfatória ao usuário.

Imagine querer encontrar dicas especializadas sobre a limpeza de sofá em um site abrangente. A pesquisa simplifica esse processo, direcionando o usuário diretamente para o conteúdo desejado, destacando a importância de uma ferramenta de pesquisa eficaz para atender às necessidades e interesses específicos dos visitantes.

Seus olhos podem mudar naturalmente para os cantos superiores, mas a combinação de vários links, menu superior e gráficos de alto contraste tornam a pequena caixa de pesquisa branca muito difícil de encontrar. Pior ainda: a primeira vez que tentei clicar na barra de pesquisa, cliquei na área preta e fui para uma página de destino. Na segunda vez, passei o mouse sobre a caixa cinza “30% de desconto” e ela se expandiu automaticamente para um anúncio maior.

Quando movi o mouse de volta para a nova posição da barra, a caixa se fechou e minha barra de pesquisa ficou cerca de 150 pixels mais alta que o cursor novamente. Foi engraçado, mas eu não pude deixar de imaginar o quão frustrada eu teria ficado se estivesse seriamente comprando alguma coisa.

E se eu não tiver pesquisa no site?

Ei, a escolha é sua!

Alguns sites simplesmente não precisam disso, especialmente os pequenos. No entanto, se você não oferece a funcionalidade de pesquisa, deve  fazer todos os esforços para compensá-la. Isso significa criar bases de conhecimento, landing pages, listas de recursos, páginas de categorias e assim por diante. Seus visitantes ainda podem querer tentar encontrar algo realmente específico, e é sua responsabilidade guiá-los até isso.

É um pouco irônico que o provedor de software de comércio eletrônico Bigcommerce não tenha pesquisa de sites, mas eles  têm uma seção de recursos bastante impressionante, repleta de guias, livros e artigos, todos organizados de maneira amigável. Dito isto, se sua base de conhecimento ultrapassar 20 artigos, provavelmente é hora de fazer a pesquisa funcionar, mesmo que você esteja decidido a não ter um. Se eu fosse ao Bigcommerce procurando uma resposta para uma pergunta sobre gateways de pagamento, teria que gastar alguns minutos navegando nos menus para chegar ao lugar certo.

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