Veja as principais tendências do marketing digital!

Embora muitos princípios de marketing permaneçam os mesmos a cada ano, as ferramentas que as empresas usam para alcançar o sucesso de marketing variam muito ao longo do tempo. A publicidade em jornais já foi comum. Agora, a publicidade digital e a inteligência artificial desempenham papéis críticos nas táticas de marketing das empresas de criação de site e outros ramos de atividade.

A cada ano, surgem mais tendências tecnológicas para os empreendedores ficarem de olho. Os empresários que ficam à frente da curva podem até encontrar novos patamares de sucesso de marketing.

1. Conteúdo autêntico de formato longo

Para pequenas empresas com pouco dinheiro, o conteúdo autêntico é uma poderosa ferramenta de marketing. No entanto, você vai querer torná-lo de forma longa também. Enquanto 2021 foi o ano do TikTok e do Instagram com seus rolos de três a cinco minutos, 2022 está vendo o pêndulo balançando para o outro lado, com artigos de 1.000 a 7.500 palavras se tornando a norma. 

Isso vale para postagens e artigos de blog, bem como para conteúdo de vídeo e áudio. Compartilhar sobre tópicos que interessam a seus clientes é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca e a fidelidade do cliente . Você pode construir confiança mostrando que se importa com mais do que apenas uma venda.

Quer o seu conteúdo assuma a forma de uma postagem de mídia social, um blog ou uma explosão de e-mail, garanta um bom equilíbrio entre destacar seus produtos e fornecer conselhos valiosos e acionáveis.

2. Chatbots e IA conversacional

De acordo com relatórios de especialistas da plataforma de aceleração de receita, quase 42% dos consumidores usam IA conversacional e chatbots para compras. No entanto, a maioria dos proprietários de pequenas empresas entrevistados disse que não usa a tecnologia. Chatbots e IA conversacional mais sofisticada podem responder às perguntas básicas dos clientes a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo se você estiver focado em tarefas diferentes.

“Os chatbots com inteligência artificial podem ser usados para suporte ao cliente, expandindo drasticamente a estratégia de contato com uma mensagem controlada”, dizem os especialistas nesse ramo. “Esses chatbots se tornaram tão reais que muitos clientes nem sabem a diferença, mas oferecem o benefício adicional de poder coletar, analisar e fornecer dados acionáveis que podem ser usados para melhorar a experiência do cliente.”

3. Pesquisa por voz

Com dispositivos móveis e serviços de voz como o Microsoft Cortana e o Google Assistant aumentando em popularidade, a pesquisa por voz é uma área em que sua pequena empresa pode se destacar entre seus concorrentes. Se sua empresa estiver on-line, há uma chance crescente de as pessoas encontrarem seu site ou materiais de marketing de conteúdo por meio de pesquisa por voz em 2022 e além.

“Alguns anos atrás, tivemos que nos adaptar ao crescente uso do celular”, dizem os especialistas. “E agora, de acordo com o Google, as buscas mobile são mais de 50% [das buscas]. Os profissionais de marketing precisarão começar a se adaptar às pesquisas por voz, que atualmente representam 20% das pesquisas em dispositivos móveis, e espera-se que continue seu crescimento da mesma forma que os dispositivos móveis.”

Uma técnica simples que você pode aplicar em 2022 é fornecer respostas às perguntas que os clientes costumam ter sobre seu produto em seu site, de acordo com os especialistas. “Lembre-se de ser detalhado e conversador com suas respostas.”

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