1. Insights da Hootsuite
Além das pesquisas, as mídias sociais também ajudam você a descobrir como os consumidores estão falando sobre os produtos e descobrir o que eles se importam em suas palavras. Use um software de pesquisa de mercado projetado para escuta social para obter esses insights em um ambiente mais conversacional.
Com o Hootsuite Insights , você pode:
- Analise tópicos de interesse nas mídias sociais
- Obtenha insights sobre como os clientes falam sobre sua marca
- Acompanhe seu cenário competitivo
Use as informações para entender o que seu público diz sobre tópicos relacionados ao seu setor – especialmente a concorrência. Os insights que você obtém podem ajudá-lo a posicionar suas ofertas de acordo com os sentimentos dos clientes em tempo real.
2. Pesquisador social
Outra ferramenta de escuta social , o Social Searcher , permite que você veja o que as pessoas dizem sobre sua marca, a concorrência e tópicos específicos online.
Um recurso impressionante do Social Searcher é sua ferramenta de análise de sentimentos fácil de usar. Com essa ferramenta, você pode inserir qualquer tópico para ver o sentimento geral das postagens que mencionam esse tópico por plataforma.
Quando você sabe se o público se sente positivo ou negativo em relação a um tópico, você pode abordar seu planejamento de marketing de acordo.
Por exemplo, suponha que você esteja pensando em enfatizar um assunto ou técnica em sua estratégia de marketing e ache mais controverso do que o esperado. Nesse caso, você pode determinar a melhor forma de se ajustar a esses sentimentos antes de se aprofundar demais em seu plano de marketing .
Você também pode usar o Social Searcher para ver o número de postagens de um determinado tópico em cada plataforma social. Onde os usuários estão falando sobre tópicos em seu setor e como eles se sentem sobre eles?
3. TweetDeck
Você sabia que 85% dos proprietários de pequenas e médias empresas (SMB) usam o Twitter para atendimento ao cliente?
Além disso, devido à natureza rápida da plataforma, muitas vezes é o lar de desenvolvimentos recentes e discussões críticas sobre nichos.
Para se manter informado sobre os sentimentos atuais do seu público em relação a tópicos relacionados ao seu negócio, você deve prestar atenção especial ao Twitter. Como resultado, considere adicionar o TweetDeck ao seu grupo de ferramentas de pesquisa de mercado.
TweetDeck é um software de escuta social que se concentra no Twitter. Você pode usar a plataforma para gerenciar suas contas do Twitter, mas também pode:
- Pesquise tweets sobre tópicos específicos
- Adicione um filtro de sentimento positivo ou negativo a essas pesquisas
- Organize os tweets em coleções para análise